domingo, 8 de janeiro de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA - CESAD
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - DH





EDI CARLOS SANTANA











PROJETO PEDAGÓGICO
A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA  LOCAL 





                                      



                                                                                                 













(São Domingos/SE)
2012



EDI CARLOS SANTANA






PROJETO PEDAGÓGICO
A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA  LOCAL 




                                                          







                                                           Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina TEMAS DE HISTÓRIA DE SERGIPE II, ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Souza.
















(São Domingos/ SE)
2012






                

Resumo


O trabalho, aqui desenvolvido emprega o uso e aplicabilidade do conhecimento da história local nas escolas de ensino fundamental e médio do Município de São Domingos, por exemplo. Onde realizo um breve levantamento dos aspectos históricos que levaram a formação daquela cidade, assim como, ressaltar a importância daquela história local.





SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO

2- METODOLOGIA

3- PROBLEMATIZAÇÃO

4- CRONOGRAMA

5- JUSTIFICATIVA

6- OBJETIVOS

7- BIBLIOGRAFIA




















Introdução


O texto base para a realização deste trabalho é de autoria de Arnaldo Pinto Júnior, intitulado “As potencialidades da história local para a produção de conhecimento em sala de aula: o enfoque em sala de aula.”
Muitas reflexões podem ser feitas a respeito do ensino de História oferecidos nas escolas. A começar pela metodologia utilizada atualmente nas escolas do Brasil. Onde predomina o ensino-aprendizagem das produções culturais de uma história dominante. Negligenciando sobre a importância das especificidades do conhecimento histórico local. A valorização da história local vai além dos objetivos de situarmos o aluno em seu espaço e tempo, mas de proporcionar amplo estudo da história. Neste sentido, é essencial que se aproveite as diversas possibilidades. As memórias locais ganham representatividade, a partir do momento que as experiências pessoais ou coletivas passam a constituir documento e fonte de pesquisa. Arnaldo Pinto considera o processo de ensino e aprendizagem da História como forma de incentivar a pesquisa do cotidiano.    





Metodologia                       

A metodologia a ser adotada nesse trabalho consistirá primeiramente na elaboração de um questionário para realização de entrevistas com moradores, que teriam vivido os momentos importantes da história da cidade. A formulação das perguntas ou questionamentos contará com a participação de professores e alunos, numa tentativa de familiarizasse com o tema. Conseguinte, desenvolver-se-á um levantamento, e análise documental sobre a História do município de São Domingos, construindo um diálogo com a historiografia.  













Problematização


O passado pode dar aos alunos, condições para que ele possa compreender melhor os aspectos idealizadores de uma cidade. Nessa perspectiva, os discentes deverão questionar as relações políticas e sociais, que teriam levado ao desenvolvimento histórico do município. Para isso, uma reflexão a respeito da memória local ampliaria às análises da história, dando mais especificidades ao conhecimento histórico.


                                                                                                         



Cronograma
                                                                                      


Como forma de organizar as ações que facilitam o desenvolvimento da produção do conhecimento da história local, o sistematismo é essencial no trabalho de organização da pesquisa.



Semana

O professor reunirá todos os alunos num mesmo espaço, e desde já, organizará em grupos de até cinco pessoas.







Designará tarefas distintas para cada um dos grupos. Indicando como e onde a pesquisa poderá ser realizada, traçando as metas de cada grupo.

Semana


O professor orientador analisará os resultados obtidos pelos alunos, observando os erros e acertos da pesquisa.

Semana


Conclusão da pesquisa.







Justificativa

É importante que a discussão sobre a história local tenha chegado à sala de aula, pois muitos são os preconceitos em relação às experiências individuais e coletivas, no sentido histórico. Dessa maneira, são criadas possibilidades de valorização das singularidades histórica, pouco percebida pela história tradicional. 
    
           
Objetivos


Objetivo geral

Destacar as peculiaridades existentes numa história local, e pensar sua potencialidade no ensino fundamental e médio.







Objetivo específico

Aproximar os alunos da sua realidade histórica, levando a discussão para sala de aula. Onde as “experiências vividas”, ainda são pouco estudadas.






Bibliografia 

  As potencialidades da história local para a produção do conhecimento em sala de aula de ARNALDO PINTO JÚNIOR.

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